Juventude e relações afetivas é o tema do XXVIII Curso de Verão. Será abordado no horizonte da corporeidade, de espiritualidade e da diversidade dessas relações.
Indagar-se sobre o afeto e a sexualidade é tocar sempre na dimensão maior do amor humano, de sua grandeza e contradições, e ser capaz de aproxima-se com respeito de suas diferentes formas de expressão e vivências, sem a ilusória pretensão de desvendar inteiramente seu mistério.
A casa do ser humano é sua corporeidade, que se exprime na busca por sentimento mais profundo na espiritualidade e no incessante afã por torna-se sujeito respeitado e reconhecido no seu direito à própria identidade e dignidade de pessoa humana e não mero objeto na teia de relações sociais e pessoais no seio da família, nos círculos de amigos, no trabalho, no lazer e na aventura das escolhas amorosas.
Com este tema desafiador das relações afetivas, o Curso de Verão completa o triênio de estudos voltados para a juventude, iniciado com a temática das Redes digitais e complementando no ano seguinte com Juventudes em foco: por políticas públicas e inclusivas em educação, trabalho e cultura.
Pe. José Oscar Beozzo