O tema do Curso de verão 2019 nos convida a refletir sobre o nosso papel social e a nossa ação profética diante do sofrimento de grupos humanos que se movem por diferentes territórios em busca de um lugar para viver bem, de um lugar para compartilhar sua cultura, sua espiritualidade e seus sonhos.
Migrar é um direito humano e há casos de pessoas que migram por querer conhecer e viver em locais diferentes do de seu nascimento. No entanto, a maioria dos movimentos migratórios ocorre por causa de guerras, de perseguição religiosa e/ou política, da falta de emprego e por causa da fome que acomete a um grande número de pessoas no planeta.
Em cada texto e depoimento presentes neste livro passa um fio condutor que une a todos eles: conhecer a realidade das migrações, com suas causas e consequências para a tomada de decisão quanto às ações urgentes e necessárias a serem realizadas em prol do acolhimento e reconhecimento das pessoas como sujeitos de direito, especialmente do direito à liberdade de ir e vir e de viver com dignidade.
Nossa ação de acolhimento fraterno e generoso à/ao estrangeira/o. faz parte de nossa ação como liderança social, política e eclesial, pois na perspectiva histórica da modalidade humana, somos todas/os migrantes!
Nos últimos séculos,
Milhões de pessoas chegaram a esta terra
Perseguindo o sonho de construírem
Um futuro em liberdade.
Nós, pessoas deste continente, não temos medo dos estrangeiros,
Porque outrora, muitos de nós
Éramos estrangeiros.
Digo-vos isto como filho de imigrantes, sabendo que também muito de vós
Sois descendentes de imigrantes.
Papa Francisco
Congresso dos EUA, 2015
Lourdes de Fátima P. Possani
Coordenadora Geral do CESEEP (em exercício)
Cecília Bernardete Franco
Coordenadora do Curso de Verão