Estes são tempos de muitas injustiças e violência, sobretudo em relação aos mais pobres e vulneráveis. Criou-se um clima de medo, pois às violências antigas e estruturais vieram somar-se novas formas, como as da guerra no trânsito das cidades estradas, com mais de cinquenta mil vítimas fatais no ano que passou, as da extorsão e opressão do sistema financeiro e as da mídia, que faz da violência um espetáculo rentável.
São abundantes as denúncias de violência doméstica contra crianças e mulheres, de violência urbana contra jovens negros, moradores de rua ou simples passantes; de violação dos territórios indígenas e quilombolas, com constante ameaça a seus direitos; de exploração de operários e trabalhadores rurais; de surtos de intolerância política, religiosa, racial e de gênero; de persistência do trabalho escravo e das mazelas do sistema de saúde. Acrescenta-se a violência do crescente desemprego, do tráfico de drogas e de pessoas; dos grupos de extermínio e da truculência policial contra movimentos reivindicatórios.
Com o tema EDUCAR PARA A PAZ EM TEMPOS DE INJUSTIÇA E VIOLÊNCIA, o XXX Curso de Verão quer buscar as raízes de tanta violência, seguindo a intuição certeira do profeta Isaías: A paz é fruto da justiça (Is 32,17). Apresenta ainda iniciativas e experiências de pessoas e organizações voltadas para a denúncia e superação das injustiças, socorro e amparo das vítimas da violência, assim como projetos pedagógicos que promovem uma cultura de paz.
Pe. José Oscar Beozzo