O tema do XVII Curso de Verão, Água é Vida: Dom de Deus e Responsabilidade Humana, encontra-se na linha de frente das preocupações com o meio ambiente e das lutas do movimento ecológico.
Este nasceu verde, para preservar e salvar a natureza. Faz-se hoje, cada vez mais azul, no seu empenho em favor das águas. O tema escolhido tem um claro significado social, político e econômico e converge com a CF-2004: Água, Fonte de Vida.
Carrega, igualmente, uma profunda significação cultural, religiosa e espiritual. Praticamente em todos os caminhos espirituais a Água é venerada como fonte de vida e mistério de fecundidade e amor. Segundo Marcelo Barros: “A vida depende da presença da Água. Onde não há água, não há vida, ao menos como esta existe na Terra. A existência da Água é sinal da vida. Como todas as religiões e tradições espirituais creem que Deus é fonte da vida, todas ligam a água com a presença de Deus’’.
Em nosso planeta Terra, cada vez mais compreendido como planeta Água, visto que 77% de sua superfície está coberta por mares e oceanos, calhas de rios e pântanos, calotas polares, geleiras e lagos, encontra-se nossa única morada, frágil embarcação, em que nos acostamos todos, para esta grande travessia cósmica, como escreve Leonardo Boff.