As redes digitais tornaram-se o espaço privilegiado em que os internautas, especialmente os jovens, estabelecem diariamente novos contatos entre si e com outras constelações de internautas. Multiplica-se rapidamente seu círculo de amigos e amigas virtuais. Ali desvelam seus afetos, angústias e alegrias, postam fotos pessoais e de seus familiares e amigos. Muitos não percebem que mensagens e fotos podem ser instantaneamente replicados ao redor do mundo, com boas ou más intenções.
Nas redes brotam igualmente comunidades virtuais e abre-se oportunidades para mobilizações locais e internacionais, no exercício de insuspeitada cidadania planetária.
O acesso às religiões e igrejas, às suas mensagens e propostas está disponível na internet. Abre-se amplo leque de informações, interpretações e de possíveis escolhas pessoais, sem se oferecer, entretanto, a experiência de uma comunidade concreta e real.
O XXVI Curso de Verão – Redes digitais: tecendo relações, construindo comunidades, exercendo cidadania aborda, de maneira crítica e propositiva, o desafiador e fascinante mundo das redes sociais e de suas virtualidades pessoais, políticas, sociais e religiosas, no bojo desta que é, provavelmente, a maior revolução cultural de nossa história humana.
Pe. José Oscar Beozzo