O primeiro dia do Curso de Verão teve início com a equipe da mística que fez os participantes relembrarem o período marcante que os fez chegar até aqui: a pandemia e suas consequências, com novos hábitos, e ausência de muitos companheiros que deixaram saudades.
Em seguida, foi feita a abertura oficial do Curso de Verão 2024, onde o Pe. José Oscar Beozzo convidou algumas pessoas para compor a mesa, dentre elas a reitora da PUC-SP, professora Maria Amalia Andery, que fez questão de enfatizar a importância do Curso de Verão ser nesta universidade.
Continuando a programação, o professor Fausto Augusto Junior, diretor técnico do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) debateu sobre o tema “Transformações no campo do trabalho humano: diagnóstico e perspectivas”. Também lembrou que fará um ano, no do dia 8 de janeiro, que a democracia brasileira foi absurdamente insultada por grupos de extrema direita.
Durante sua explanação ele relatou que o Brasil tem nove milhões de desempregados, dez milhões de pessoas morando em área de risco e que 25% da população é atendida pelo novo Bolsa Família. Isso demonstra que é urgente a retomada do crescimento econômico e do emprego em nosso País.
“Para superar o que se viveu na gestão presidencial anterior, o atual governo dependerá de amplo e contínuo debate e do apoio da frente ampla democrática a ações que visem sustentar políticas públicas sociais, financiadas por melhorias na arrecadação e mais justiça tributária”, completa Fausto Augusto.
Keila Roberts
Equipe de Comunicação