“Luta popular, festa (alegria) e trabalho do povo que apontam sinais de potência. Sim, somos maioria e vamos vencer”. A frase é do artista plástico Fernando Marinho, responsável pela capa do livro que traz textos de assessores e assessoras da 36ª edição do Curso de Verão, com o tema “Educar para um mundo social e racialmente justo”.
Marinho reuniu elementos “fortes” e históricos em um único cenário revestido de cores e sentimentos, chamando atenção à problemáticas vivenciadas com frequência pelo povo, especificamente àqueles que têm enfrentado e resistido à crises, julgamentos e injustiças.
Mãos empunhadas, pés no chão e semente brotando, separadas em triângulos que contrapõem universos, fazendo uma analogia entre o infinito do céu, a firmeza da terra e a esperança da colheita daquilo que plantamos.
Ainda no contexto apresentado pelo artista, espécies de animais com patas não convencionais e olhos avermelhados representam processos brutais e desumanos existentes em terras brasileiras, prejudicando a natureza, além de janelas que apontam os verdadeiros beneficiados dos programas habitacionais, criados para dar lastro ao mercado financeiro, sem qualquer importância às famílias desocupadas e áreas abandonadas.
Por fim, fisionomias de rostos estampam o centro da referida capa, cercado por flores, indicando alegria de um povo que, mesmo diante de muitas lutas, segue resistindo por uma vida justa.
Sem dúvidas, Fernando Marinho expõe, através de seu talento, todo sentido do Curso de Verão, emocionando com sua arte e despertando ainda mais interesse em conferir cada tema abordado neste evento, descrito nas páginas seguintes e apresentados pelos assessores e assessoras, neste ano de forma virtual.
As assessorias seguem até o dia 14 de janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook, a partir das 19h30. Informações sobre o livro (11) 3105-1680 ou (11) 99325-5961 (WhatsApp).
Mônica Santos
Equipe Comunicação