“Qual a melhor forma para colaborarmos com a superação da “fome” em nosso país?” Essa é uma das principais questões levantadas no 7º dia de assessoria da 36ª edição do Curso de Verão – “Educar para um mundo social e racialmente justo”, ministrado por Roberto Malvezzi (Gogó), filósofo, teólogo e graduado em Estudos Sociais.
A problemática também é tema da Campanha da Fraternidade 2023 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Intitulada “Fraternidade e Fome – Dai-lhes vós mesmo de comer”, a iniciativa contempla “as mãos que repartem e dão vida à solidariedade guiadas pela fé” e ainda destaca que “a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros, mas na vida fraterna”.
De acordo com Roberto Malvezzi, a “fome” é uma realidade preocupante em nosso país e precisa ser compreendida de forma absoluta, vez que por trás das estatísticas, estão pessoas, com seus corpos, suas necessidades, seu estado emocional. São 61 milhões de brasileiros com insegurança alimentar, que podem comer hoje, mas não sabem se terão o que comer amanhã. Desses, 15 milhões em estado de fome crônica.
Entre os pontos indicados pelo assessor para enfrentamento deste problema – que atinge também os animais –, está a forma para superá-lo. Não basta apenas constatar e apresentar dados, é necessário mudar comportamentos e promover políticas públicas estruturais que ofereçam condições ao povo para superar a “fome” por conta própria, com acesso à terra, garantia de territórios, valorizando a agroecologia, agricultura familiar, respeitando os hábitos alimentares e outros.
Malvezzi também falou sobre a importância do apoio das paróquias, ONGs, movimentos sociais e demais instituições com a distribuição de cestas básicas, refeições e outras ações, de forma solidária e emergencial. E, enfatizou, a importância de programas do Governo que atendam às necessidades básicas das pessoas, considerando que vivemos em uma sociedade capitalista que visa o lucro.
Sua explanação foi encerrada com a frase curta e esperançosa “A fome e a sede têm soluções”, provocando reflexões e nos desafiando a colaborar com a causa.
A assessoria completa de Roberto Malvezzi está disponível no Youtube, além de compor o livro do Curso de Verão. Informações: (11) 3105-1680 ou (11) 99325-5961 (WhatsApp)
Mônica Santos
Equipe de Comunicação
Cartaz da Campanha da Fraternidade 2023: