O CESEEP manifesta sentimento de tristeza pela partida, hoje, dia 24/09/21, do Sr. Cortez e solidariedade para com toda a sua família.
Nascido no sertão nordestino, José Xavier Cortez chegou a São Paulo com 17 anos. Em 1966 tornou-se aluno da PUC-SP e fez sua história como livreiro e fundou a editora e livraria que leva seu nome. Sua crença era a possibilidade de transformação social pela educação, tendo a leitura como elemento fundamental nos processos educativos.
Grandes nomes constam da lista de autores que tiveram seus trabalhos publicados na Editora Cortez. Dentre eles, homens e mulheres importantes na história de resistência e luta em favor da liberdade, da formação crítica e da luta pelo direito à educação, incluindo os que lutaram pela Educação de Jovens e Adultos. Mas não só autores renomados tiveram publicações na editora; ele sempre deu oportunidade a principiantes na arte de escrever.
Além de sua importância no campo editorial brasileiro, o Sr. Cortez era conhecido pela sua generosidade como pessoa e pela sua alegria e gosto pela dança (dançava forró como poucos).
Ele e sua esposa, que partiu antes dele para outro plano, acolhiam em sua casa, pessoas que vinham para o Curso de Verão e a estadia incluía tempo para boas conversas, para organizar sarau com os/as hóspedes… e sempre passava no TUCA pra ver e rever pessoas que vinham para o curso.
Alguns comentários de hoje, da coordenação do Curso de Verão e do CESEEP e de voluntárixs do Curso de Verão, após saber de sua partida.
“Ontem estive com ele e a família no hospital rezando por eles e agradecendo a Deus por sua vida valente e generosa. Ele recebeu a unção dos enfermos. Agradeci muito sua hospitalidade par os cursistas do CV.” (Beozzo)
“Amigos de muitxs, o Sr Cortez fez a diferença, junto com sua família, no mutirão do Curso de Verão. Vai viver em seus livros e na memória do povo do Curso de Verão.” (Cecília)
“Grande perda. Fui acolhido em sua casa por dois anos, gratidão a ele e sua família. Agora foi acolhido por Deus em seus braços de Mãe e Pai. Conforto aos corações dos familiares. (Iva)
“Glória a Deus por sua vida. Nesses dias mesmo eu relembrava aqui em casa de quando fiquei na casa dele com Cleberson, Fernando Marinho, Adélia, Débora, Dirce, Yá… acho que foram 2 anos… glória a Deus por tê-lo conhecido! Que o Senhor Deus o receba de braços abertos e que a família louve a Deus pelo tempo de vida que lhe permitiu…” (Selvina)
“Hoje o Serviço Social se despede de José Xavier Cortez, que foi o primeiro editor a impulsionar as publicações da área. Uma pessoa gentil, adorador de livros, lutador na vida, que sempre ia aos nossos Congressos. E adorava dançar forró! Uma vida dedicada a semear conhecimento! Tristeza imensa é muito carinho à família e a todxs que conviveram com ele. Abraço grande Miriam Cortez e familiares.” (Pedro)
“Grande perda para a nossa cultura. Cortez presente !!!” (Anderson, Maria de Jesus, Walkilia)
Gratidão pela sua vida. Ficará a saudade em todxs que o conheceram e que com ele conviveram. Deus o acolha em sua glória!
Acolhida dxs voluntárixs do Curso de Verão na casa do Sr. Cortez.