A Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade e Políticas Públicas, ganhou destaque no Curso de Verão desta segunda-feira, dia 14.
No primeiro momento da programação, o especialista em Gestão Pública e Pedagogia Social, Félix Fernando Siriani, e o advogado Robert Soares do Nascimento, fizeram uma reflexão sobre o fortalecimento do exercício da cidadania e do bem comum.
De acordo com Siriani, é necessário compreender o conceito de política, que não está apenas associada a partidos políticos. “A política está presente no nosso cotidiano, nas nossas ações diárias. A partir do momento que temos que tomar uma decisão, estamos praticando um ato político”.
Nascimento enfatizou a importância do ‘agir’ neste processo. “Este é o momento em que a fé se torna obra. Precisamos de fato de um comportamento mais participativo e apostar em uma cultura de diálogo. Participar de entidades, órgãos, grupos é um dos caminhos”.
Papa Francisco
No segundo momento da programação, o professor Wagner Lopes Sanches apresentou alguns pensamentos do Papa Francisco em relação à migração, que tem colocado essa questão no centro de suas preocupações.
O Papa tem feito de seus discursos uma oportunidade para denunciar as condições desumanas a que estão submetidos os migrantes, tanto nos países de origem como nos de destino.
Para Francisco, a Igreja Católica precisa contribuir de forma decisiva seja através da acolhida aos migrantes, atenuando o seu sofrimento, ou de denúncias das causas dos deslocamentos forçados e de medidas discriminatórias e marginalizadoras.

Beozzo surpreende com participação
No dia em que celebra 78 anos, um dos idealizadores do Curso de Verão, padre José Oscar Beozzo, foi homenageado pelos presentes no Teatro Tuca. Ausente pela primeira vez do evento, desde 1988, por motivo de saúde, Beozzo, surpreendeu a todos com a sua pequena, porém, significativa participação.
Em meio a aplausos, agradeceu a todos cursistas, voluntários, funcionários e colaboradores pelo sucesso do Curso de Verão e enfatizou: “Nós temos um projeto, nós temos fé e vamos construir juntos”.

Mônica Santos / Comunicação / CV2019