Além das assessorias, onde convidados discorrem sobre questões que norteiam o tema central, o Curso de Verão conta com as chamadas tendas (oficinas), espaços que reúnem grupos de participantes para a vivência e aprendizado, dentro de determinados temas.
As tendas são divididas por redes, identificadas por cores, e são escolhidas pelos cursistas no ato da inscrição.
Em cada tenda, monitores conduzem o aprendizado utilizando de métodos criativos, sempre resgatando a arte e cultura. A finalidade é de provocar reflexões e apresentar instrumentos que possam contribuir para um comportamento atuante junto à comunidade, visando uma sociedade mais justa e igualitária.
Nesta edição do Curso, foram realizadas 15 tendas:
Arte e Educação Popular – Vivência e aprendizado em Arte Educação Popular, com a utilização de diversas linguagens colaborativas: visuais, cênicas, musicais, brincantes, danças da cultura popular, metodologias colaborativas, etc.
Arte e Espiritualidade do Cotidiano – Vivência de arte e beleza na espiritualidade do cotidiano, em um processo de superação da dicotomia entre o sagrado e o profano, utilizando-se da pintura como forma de expressão individual e coletiva.
Arte e Militância em Diálogos – Reflexão e vivência de manifestações e expressões culturais artísticas como chaves para redimensionar a escuta engajada nas pastorais e movimentos sociais.
Arpilleras: Justiça e Paz em Nossas Mãos – A arte de bordar e costurar com linhas e tecidos, denunciando as desigualdades e buscando a paz com justiça social.
Jogos e Circularidades Indígena e Afro-brasileira – Vivências cooperativas, canções, narrativas, danças circulares brincantes em perspectiva étnico-racial na esteira da Pedagogia Griô.
Danças Circulares – Vivência da dança, de modo circular, como linguagem reflexiva de arte e celebração popular.
Dança: o Corpo como Construtor da Identidade – Vivência da dança como expressão do corpo que carrega a vida e faz história, deixando marcas e influências da arte na própria vida e na de outras pessoas.
Poesia: Prática e Política – É um espaço de dessacralizar a linguagem de poder de forma crítica e artística, a fim de ver, ouvir, sentir e experimentar a poesia, com intensidade e teimosia, discutindo a prática da política e da poesia no cotidiano, valorizando os poetas populares e nos redescobrindo como poetas…
Juventude e Direitos – Reflexão sobre a fase juvenil da vida, em toda a sua diversidade e desafios contemporâneos: conflito geracional, gênero e políticas públicas para a garantia dos direitos humanos.
Linguagem Audiovisual – Olhar crítico sobre as mensagens presentes nos meios de comunicação (filmes, novelas, jornais, publicidade, memes, tutoriais, etc.) e sua utilização na educação, pastoral e movimentos sociais.
Liderança e Grupos Populares – Reflexão sobre o papel e compromisso das lideranças populares nas pastorais e movimentos sociais com base na pedagogia de Paulo Freire.
Metodologia de Trabalho com Grupos Populares – Experiência de metodologia de trabalho com grupos populares, com reflexão sobre a dialética teoria versus prática, como suporte para a militância crítica e comprometida com a emancipação humana e transformação social.
Música – Vivência da arte musical através do canto coral, partilhando elementos técnicos que auxiliem o cantar na comunidade e nos movimentos sociais.
Retalhos da História do Povo Negro – Trabalho com a memória dos “retalhos da história” dos afro-brasileiros e de seus ancestrais, com motivação e encantamento para a resistência em tempos de retirada de direitos.
Diversidade, Cidadania e Bem Viver – Troca de experiências e saberes; de reflexões e debates em torno da diversidade, da cidadania ativa e do bem viver, em vista da construção de uma sociedade plural, justa, solidária, democrática e sustentável.
Mônica Santos / Comunicação / CV2019